terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um livro a não perder



O Rapaz do pijama às riscas, John Boyne

Ao regressar da escola, Bruno vê que o seu pai, um oficial nazi, tinha sido promovido e toda a família teria de abandonar Berlim e mudar-se para outra cidade onde não se encontra ninguém. mas Bruno que gostava de explorar encontra um jovem da sua idade de quem se torna amigo. Como terminará esta amizade?

Através do olhar ingénuo de uma criança de nove anos, o narrador, perpassam diante do leitor imagens terríveis da segunda guerra mundial e dos campos de concentração. Bruno não compreende por que motivo aquelas pessoas que vivem atrás daquela vedação vestem todas um "pijama" às riscas e vivem pala lá da vedação de onde não saem.

Este livro é uma viagem a uma página negra da nossa história que se lê num abrir e fechar de olhos e com um final completamente inesperado.
Desafio-vos a lê-lo e façam aqui os vossos comentários.
Bernardina Duarte

8 comentários:

  1. Adorei este livro!!!! é um livro lindo, sem dúvida! É um livro alegre e triste ao mesmo teu. é um livro interessante, pois fala do tempo de Hitler, e o que ele fazia aos judeus. Simplesmente adorei o livro!!!!
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Podia dizer "mil e uma palavras" para exprimir o que sinto quando leio um livro que me afecta. Um livro que retrata a maquiavélica máquina de aniquilamento de judeus durante a Segunda Grande Guerra, com Adolfo Hitler como o "chefe" deste terror.

    Mas, o que me levou a comentar este post, foi por ter sido elaborado pela professora Bernardina Duarte, uma ex-professora minha na escola do Caramulo e na qual eu tenho boas memórias.
    Estou vivo "stora" melhor do que nunca, (16 a Português) e uma média de (15,8) no final do primeiro período.

    Vá dando notícias.

    Abraço e Beijinho
    Rui Fernandes

    ResponderEliminar
  3. E é verdade, se me permitem, leiam "Até que o rio nos separe" de Charles Martin.

    Rui Fernandes

    ResponderEliminar
  4. Professora enganei-me afinal o livro que eu tenho é "O Rapaz que ouvia as estrelas".
    Sugiro que seja tambem apresentado no blog
    Obrigada
    Ana Lemos

    ResponderEliminar
  5. O rapaz que ouvia as estrelas



    Autor: Tim Bowler

    Editora: Presença

    Luke é um rapaz de catorze anos que tem o dom extraordinário de ouvir a música do universo. O seu talento
    para o piano toca a genialidade, como acontecia com o pai, mas o vazio e a revolta que o súbito desaparecimento
    deste lhe deixou são difíceis de ultrapassar e quase o levam a percorrer os caminhos da marginalidade. Luke vê-se
    forçado a assaltar a mansão de uma viúva rica, mas o que vem a descobrir no interior daquela casa misteriosa é
    algo que mudará para sempre a sua vida. Um romance maravilhoso e repleto de suspense que capta na perfeição o
    que é ser jovem no mundo de hoje.

    PS.:Este texto foi copiado da contra-capa do livro


    Para: Prof Bernardina Duarte
    De: Ana Lemos

    ResponderEliminar
  6. Muito bem senhora professora Bernardina. Está no bom caminho. Gostei muito do seu blog e da maneira como motiva os seus alunos. E digo mais não há tecnologia que supere o prazer de pegar num livro e desfrutar do desfolhar das suas páginas.
    Uma fan dos tempos do Caramulo!!!

    ResponderEliminar
  7. Com tanta curiosidade já fui comprar o livro e já o estou aler.
    É muito emocionante, estou a adorar!!

    ResponderEliminar