terça-feira, 31 de maio de 2011

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor, Jorge Amado

Capítulo "A estação do Verão"
Os alunos de forma a trabalhar as diferentes tipologias textuais, transformaram o capítulo em texto dramático e os trabalhos surgiram. Deliciem-se ...

Versão 1


O parque estava ao rubro, com o Verão no seu esplendor, todos os animais espreitavam.

Personagens: Andorinha Sinhá, Gato Malhado, Rouxinol e narrador.


CENA I
Narrador: O Verão passou muito depressa com o seu sol ardente e suas noites plenas de estrelas. É sempre rápido o tempo da felicidade. O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas.
Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas

CENA II
(Gato e Andorinhas a passear pelo parque)
Gato: Sinhá, vamos passear pelo parque?
Andorinha (A sorrir): Adorava, está esquentando o dia!
Gato (Timidamente): Ainda bem que queres estar na minha companhia.
Andorinha: Sinceramente, não sei o que me cativa em tão feio Gato.
Gato (rindo sarcasticamente):

CENA III
(Gato, Andorinha e Rouxinol)

Rouxinol (Tentado seduzir a Andorinha): És a mais bela andorinha que alguma vi.


Andorinha: Nossa, você é tão simpático!
Rouxinol: Mas Sinhá, eu cá acho que você não devia andar com um criminoso, um antipático e feio gato!
Andorinha: Quem decide isso sou eu!
(Andorinha vai ter com o Gato, que está muito triste)
Andorinha: O que é que se passa contigo, podes explicar-me?
Gato: Se eu não fosse um Gato, te pediria para casares comigo.
Andorinha (pensando): Nunca o Gato me dissera algo tão amoroso, mas os gatos são inimigos com a Andorinhas.
Narrador: A Andorinha voou rente sobre o Gato Malhado, tocou-o de leve com a asa esquerda, o Gato podia ouvir os latidos do pequeno coração da Andorinha, era um gesto de despedida.
(Diana, Franscisca, João e Marina)


Versão 2

(Parque agitado, colorido e soalheiro)
1ª Cena – Apresentação do Tempo
Narrador: “ O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas. Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau, ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas” Assim foi o Verão do Gato e da Andorinha…
2ª Cena – Passeios Vagabundos
Andorinha: (desvia um olhar tímido ao Gato)
Gato: O que tens Sinhá?
Andorinha: Apetece-me passear pelo parque, ver-te rebolar na grama…
Gato: Então vamos…
(seguem a passear)
3ª Cena – Gato abatido
( Gato com os bigodes a tocar o solo e por trás a andorinha com o Rouxinol estão numa aula de canto)
Rouxinol: Sol, Lá (assobio)
Andorinha: Sol, Lá (assobio)
Rouxinol: Muito bem! (passa a mão na cabeça da andorinha)

(O Gato fica ainda mais triste)
4ª Cena – Andorinha sai da aula de canto e fala com o Gato que está triste
Andorinha: Porque estás triste?
Gato: Porque passas muito tempo junto do Rouxinol trocando palavras e carinhos.
Andorinha: Não tens de te preocupar o Rouxinol é como um irmão para mim.
(Silêncio)
Gato: Se eu não fosse gato te pediria para casares comigo…
Andorinha: (tocou com a asa esquerda e voou)
5ª Cena – Fim
Narrador: Ela ganhou altura, de longe ainda o olhou, era o último dia de Verão.

Trabalho elaborado por:
Ana Lemos;
Carolina Ventura;
Mariana Ventura;
Raquel Ventura.
8ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário